O risoto com frutos do mar é o prato perfeito quando você quer receber amigos e parentes em primeira classe. A única coisa mais complexa é a limpeza de todos os frutos do mar, mas como de costume iremos explicar passo a passo como proceder!
Para preparar o risoto de frutos do mar, em primeiro lugar comece limpando todos os moluscos e crustáceos. Lembre-se de descartar mexilhões e amêijoas se já estiverem abertos ou quebrados.
Então comece com os mexilhões: remova as cracas com uma faca e então rasgue o linho fino. Por fim, raspe as impurezas com lã de aço e enxágue bem.
Depois de deixar as amêijoas de molho na água com sal por algumas horas, o tempo necessário para escoar a areia, escorrer e enxaguar.
Em seguida, lembre-se de bater cada amêijoa na tábua de corte ou na bandeja da pia para ter certeza de que estão todos inteiros e não cheios de areia.
Esvazie o interior da lula e retire a pele. Em seguida, corte em tiras com cerca de 1 cm de espessura e, a partir destes, obtêm-se pedaços de 2 cm de largura.
Por fim, limpe as caudas dos camarões removendo as pernas, removendo a armadura e o fio preto das costas, basta riscar na superfície e destacar com a lâmina ou palito.
Agora que você tem tudo pronto, vá para o fogão. Comece cozinhando os mexilhões, então coloque uma panela grande no fogão e ligue na potência máxima e despeje os mexilhões. Fechar com a tampa e deixe-os abrir sacudindo a panela de vez em quando. Levará de 2 a 3 minutos para se desdobrar. Filtre o líquido despejando-o em uma peneira colocada em um recipiente.
Assim espere alguns instantes antes de começar a descascá-los, para não se queimar. Separe 2-3 mexilhões inteiros para cada prato; você precisará deles para a decoração final.
Volte a colocar a panela no fogão, acenda o fogão e adicione dentro. Então agora feche com a tampa e deixe-os abrir sacudindo a panela por vezes. As amêijoas eclodirão em 1-2 minutos, assim que forem abertas, filtre o líquido vertendo-o no mesmo recipiente usado para coletar o dos mexilhões.
Deixe-os esfriar por alguns momentos antes de descascá-los também, mantendo 2-3 peças inteiras por prato. Em seguida aqueça o caldo de legumes e limpe o aipo, a cenoura e a cebolinha. Pique-os finamente com uma faca; limpe os dentes de alho deixando-os inteiros.
Por fim, limpe também a pimenta e pique-a e pique a salsa. Coloque assim tudo de lado e volte para o fogão. Logo depois, coloque uma panela no fogão, com um fiozinho de azeite por dentro e despeje o alho picado e a malagueta picada.
Cozinhe por cerca de dez minutos em fogo baixo, mexendo ocasionalmente. Assim que os cheiros desaparecerem, remova o alho, aumente a temperatura máxima e mergulhe a lula. Refogue-os então por 1 minuto antes de adicionar as caudas também.
Escalde por mais um minuto e, assim que o líquido secar, misture com 40 g de vinho branco. Quando o álcool tiver evaporado completamente, em seguida desligue e transfira as lulas e os camarões para uma tigela, cubra com a tampa e deixe aquecer.
Por último, despeje o arroz na mesma panela e deixe torrar por cerca de 1 minuto na potência máxima, mas mexendo sempre, evitando que os grãos queimem.
Quando torrado, misture com a parte restante do vinho branco (ou seja, 50 g) e espere o álcool evaporar antes de cozinhar o arroz com o caldo. Você pode adicionar mais caldo aos poucos com uma concha até que o cozimento esteja completo. Adicione o líquido dos mexilhões e amêijoas e misture de vez em quando, mas com cuidado.
Quando faltarem 1-2 minutos para o final do cozimento, adicione o camarão e a lula, mexilhões e amêijoas e deixe pegar todo o sabor. Em seguida desligue e mexa adicionando a manteiga bem fria cortada em cubos, salsa picada e pimenta-do-reino moída na hora.
Mexa e deixe descansar por alguns minutos antes de servir. Seu risoto de frutos do mar está pronto, enfim enfeite os pratos com os mexilhões e amêijoas reservadas e sirva seus convidados.
O risoto de frutos do mar pode ser guardado na geladeira por alguns dias, mas seria melhor consumi-lo imediatamente. Você pode cozinhar frutos do mar com antecedência, mantendo-os na geladeira e trazendo-os de volta à temperatura ambiente antes de usar. O congelamento não é recomendado.
Gostou? Então faça hoje mesmo para o almoço da família e comente aqui abaixo o que achou. Também compartilhe com seus amigos e nos dê uma estrela.
Aprenda fazer a receita de chocolate caseiro! Descubra ingredientes, passo a passo e dicas para…
Descubra como fazer bombom de chocolate caseiro perfeito com dicas de ingredientes, temperagem e decoração!…
Aprenda agora como fazer chocolate em casa com nosso guia completo! Dicas, ingredientes e técnicas…
Aprenda como fazer chocolate quente caseiro de forma simples e saborosa. Dicas e variações para…
Descubra como temperar chocolate caseiro de forma encantadora com dicas, técnicas e truques para resultados…
O chá de amendoim é uma bebida pouco convencional, mas repleta de sabor e benefícios…
Esse website utiliza cookies.